Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cursinhos pré-vestibular e homofobia

Atualmente, uma das pragas da educação na Grande Vitória (e acredito que em todo o país) são os cursos pré-vestibulares (sim, aqueles mesmos que fizeram um bizarro manifesto anti-cotas). Ainda bem que não tive que passar por esse processo de emburrecimento para entrar na universidade. Se não bastasse transformar todo o processo educativo em um amontoado de fórmulas acríticas a serem decoradas e a sala de aula num circo, esses antros das incoerências pós-modernas agora deram para ter uma postura homofóbica. Segundo amigos meus, que frequentam esses cursos, os "professores" adoram "zuar" com os alunos fazendo alguns tipos de "brincadeiras". Assim, passam a utilizar todo tipo de comentário que tendem a marginalizar a figura do homossexual. Isso mostra o despreparo pedagógico desses profissionais e o quanto eles dão, dia-a-dia, a esses adolescentes uma lição de anti-cidadania. Não pensam naqueles jovens em formação que vivem o conflito de serem marginalizados por serem eles mesmos ao viver seus desejos como todos os outros e nem naqueles que acabarão sendo os homofóbicos de amanhã (num maldito ciclo vicioso).

É nosso dever lutar contra a homofobia para superar os muros ideológicos para construirmos uma sociedade mais justa, serena e pacífica. Alunos destes projetos resistam a esses comentários e denunciem. Não podemos deixar esses atos acontecerem! E vocês professores, atenção!

3 comentários:

katilaine disse...

Passei por um cursinho pré-vestibular e tenho que confirmar que, realmente, professores de cursinho vez ou outra recorrem a piadas homofóbicas. É um absurdo mesmo. E pior é que os alunos que escutam essas piadas as repetem fora da sala. Acaba por acontecer isso mesmo que você disse: forma-se um ciclo vicioso. É uma pena.

Bruno Falcão disse...

não é de hj meu caro.. eu fiz cursinho em 99 e já era assim...

cabofrio_rj disse...

Cara... sou professor de física, inclusive de prévest e adorei o que comentaste. É bem por aí msm. Parabéns!!!