Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de junho de 2008

Adorno vê vídeos no Youtube


Adorno nos foi claro: a televisão faz parte de um imenso maquinismo, é um aparelho de transmissão e difusão que visa produzir e reproduzir um clima conformista e dócil na multidão passiva. "Ela entra nos nossos lares, invade nossa privacidade, cria expectativas sócio-culturais, nos hipnotiza pelas imagens apresentadas na tela e nos torna consumidores da cultura mundial. Temos dificuldade em similar e diferenciar o mundo ficcional do mundo real, um retrocesso em nossa capacidade reflexiva e interpretativa". Essas são visões clássicas sobre a questão TV e alienação, visão até um pouco ortodoxa e um tanto superada.

Para além das escolas das teorias da comunicação de massa, outro dia me questionava sobre como ficaria a questão da alienação diante do youtube. Sabemos que no site são os usuários que carregam, assistem e compartilham os vídeos. Ou seja, nem é possivel pensar em alienação-massificação pois não há o youtube sem a participação ativa do usuário, seja ao criar, uploadear os vídeos, seja para buscá-lo (mesmo em clicar em algum link). Lembrando que só existe massa e alienação se há passividade.
A alineação ainda está aí, mas um vírus foi inoculado para que todas essas décadas de alienação passiva ante a imagem trazida pelos grandes meios de comunicação de massa se vá. Adorno sorri?

Nenhum comentário: